rawpixel 592446 unsplash 1320x540 - Venda direta: oportunidade de negócio ou ilusão?
Carreira

Venda direta: oportunidade de negócio ou ilusão?

O negócio de venda direta continua a suscitar opiniões contrárias. Fraude, ilusão ou oportunidade de negócio efetiva? – é uma questão frequente. Será possível criar um negócio sustentável e rentável a partir do modelo de venda direta?

Trabalhei durante vários anos no departamento de Marketing de uma empresa de venda direta. Conheço várias pessoas envolvidas neste tipo de negócio. Tive acesso a vários testemunhos de sucesso. Da pessoa que largou o emprego a tempo inteiro para se dedicar exclusivamente à venda direta à pessoa que não consegue a vender a mais ninguém senão familiares e amigos, há de tudo. A venda direta não é sinónimo de dinheiro fácil, mas com a dose certa de empenho pode dar resultados.

Como funciona a venda direta?

Nos negócios de venda direta, existem duas formas de ganhar dinheiro: pelas margens de lucro dos produtos e pelas vendas da própria equipa. Em termos de margens de lucro, estas variam de empresa para empresa. No que diz respeito às equipas, este é o principal foco destas empresas: recrutar revendedores. Se pensarmos bem, é o sonho de qualquer marca ter pessoas a recrutar para a sua empresa, sem qualquer custo. O problema é que, sem clientes para comprar o produto, não há recrutamento nem equipas que sobrevivam. E é aqui que muitas empresas falham.

É normal pedirem um valor de entrada?

Não. Existe uma ténue linha que separa a venda direta do esquema de pirâmide. A maioria das empresas de venda direta não pede nenhum tipo de pagamento para iniciar o negócio. Existe o hábito de incentivar a nova representante a experimentar os produtos antes de os vender, mas não é obrigatório o investimento.

Desconfiem das empresas que vos exigem a compra de kits de produtos ou que estipulam um valor mínimo de encomendas mensais para que possam receber as comissões de venda. Isto sim, são esquemas. Regra geral, neste tipo de negócios, a pessoa acaba por gastar mais em inscrição e produtos do que ganha a vender. “Ah, mas ficas sempre com os produtos para ti” – sim, é verdade, mas nunca chegas a conseguir criar um negócio.

É possível viver apenas do negócio de venda direta?

A resposta é ambígua. Sim e não. É verdade que conheço alguns casos de pessoas que desistiram do emprego full-time para se dedicar a este negócio. Mas estas pessoas têm, geralmente, outros projetos próprios que também lhes trazem rendimentos.

Criar um negócio de venda direta não é apenas mostrar brochuras às amigas e vizinhas: implica muito esforço, aprendizagem e um grande investimento – de tempo, não de dinheiro. A maioria dos negócios de venda direta vive de construir e gerir equipas, recebendo comissões das vendas dos membros da equipa. Isto não quer dizer que, depois da equipa formada, podem cruzar os braços e ficar à espera de receber… Há muito trabalho de gestão de pessoas e de objetivos por trás de uma equipa de venda direta.

Quanto tempo demora até dar lucro?

Não existe um prazo fixo a partir do qual é certo que o negócio passe a dar um bom lucro. Tudo isto vai depender do esforço e das estratégias aplicadas. Habitualmente, as empresas de venda direta facilitam aos seus revendedores ou assessores uma data de ferramentas de aprendizagem, que podem ser bastante úteis noutras áreas de negócio. Treinos de vendas, formações, materiais didáticos – a oferta é ampla e podes aprender muito sobre vendas e marketing.

anna demianenko 12400 unsplash - Venda direta: oportunidade de negócio ou ilusão?

A venda direta ensina muito sobre vendas, marketing e marca pessoal. Se estás na dúvida, o melhor é experimentar. Escolhe uma empresa que não exija investimento inicial e tira partido dos materiais que são disponibilizados através dos catálogos exclusivos ou online. Mesmo que, no final, percebas que a venda direta não é para ti, vais adquirir ferramentas que poderão ser úteis no desenvolvimento de um negócio próprio.

Se queres ler um testemunho na primeira pessoa sobre venda direta, fica atenta. Vamos ter uma convidada em breve!