emiliano vittoriosi 1169898 unsplash 1320x540 - Mudar de Carreira Depois de Ter Filhos
Carreira Maternidade

Mudar de Carreira Depois de Ter Filhos

A mudança de carreira é um tema cada vez mais debatido e um desejo para a maioria das mães. Quer seja pelos horários ou (falta de) condições, muitas mães vivem descontentes com a sua vida profissional, mantendo-a apenas como recurso para pagar as contas.

É frequente chegarmos aos 30/40 anos e sentirmo-nos descontentes com o rumo que escolhemos para a nossa vida profissional. Este sentimento é totalmente normal e justificado: escolhemos a área profissional a que nos dedicamos demasiado cedo, sem ter conhecimento do mercado e, ao longo do tempo, vamos tendo algumas desilusões e percebendo que, afinal, não é aquilo que nos faz feliz. Por todo o lado, vemos exemplos de pessoas que mudaram radicalmente a vida, que largaram o emprego sem ter mais de cem euros na conta, que viraram a vida da família de pernas para o ar para procurar a felicidade e a realização profissional. Mas quantas de nós tem a coragem para dar o primeiro passo?

Criar um plano

A casa, o carro, a creche, a luz, a água, a alimentação… As contas são certinhas a chegar e não se importam se estamos felizes ou não. Para muitas famílias, pensar largar um emprego sem ter outro assegurado é motivo de grande ansiedade. As mães que vivem afastadas dos pais, sogros e sem qualquer tipo de rede de apoio sofrem ainda mais com esta ansiedade. Se cairem, não terão ninguém para lhes dar a mão. E assim se mantém, frustradas e infelizes, sem conseguir mudar de carreira por não ter estrutura para enfrentar a incerteza que isso representa.

A melhor forma de combater este obstáculo é estruturar um plano estratégico e financeiro. Tens apoio de terceiros? Qual o valor que consideras necessário para te dar alguma segurança e estabilidade durante o processo de mudança? Cria uma poupança específica para este plano e alimenta-a com os valores que conseguires, sempre que possível. Delineia uma estratégia e um prazo para pores em prática esta mudança e deixa-a por escrito (num caderno, no telemóvel, no computador) para criar um sentimento de compromisso.

Formação e Networking

Existem dois eixos de conhecimento que te podem ajudar a mudar de carreira. O primeiro é a formação. Qual é a área em que consideras que te sentirias feliz a trabalhar? Escolhe uma indústria, consulta as diversas formações disponíveis nessa área e começa por frequentar pequenos cursos ou workshops. Se o assunto realmente te entusiasmar, podes pensar em frequentar cursos mais formais e de longa duração. Existem alguns apoios e entidades que prestam formação a custos mais reduzidos, nas mais diversas áreas. Informa-te junto do Centro de Emprego e da Junta de Freguesia da tua zona.

O outro eixo de conhecimento é o Networking. Conhecer pessoas é muito importante para conseguir mudar de carreira. Não só sais da tua zona de conforto e ganhas uma nova perspetiva sobre as diferentes indústrias, como podes conhecer gente que te inspire e ajude a desenvolver as tuas capacidades.

O networking está muito na moda e existem dezenas de eventos a acontecer, todos os meses, em várias cidades. Procura por estes eventos em grupos de facebook, sites sobre empreendedorismo ou até mesmo sites como o Meetup, que reúne os principais eventos informais de networking a acontecer em Portugal.

Compromisso com a felicidade

O mais importante é que compreendas que mudar de carreira não é apenas para quem não tem filhos. É claro que, enquanto mães, devemos assumir as nossas responsabilidades para com os nossos filhos e fazer o máximo para lhes proporcionar o conforto e os cuidados de que necessitam. Mas ter filhos não significa um ponto final na tua ambição nem deve ser uma âncora que te prenda a uma realidade com a qual não te identificas.

Lembra-te que o esforço que fazes para mudar de carreira e ser feliz também o fazes pelos teus filhos. Mães felizes fazem filhos felizes.


Começa a planear a tua mudança com o nosso artigo sobre Soft Skills e a ferramenta que te permite fazer uma Análise Swot Pessoal através da nossa área privada de Downloads. Para teres acesso a esta área, basta subscrever a Newsletter.