tai jyun chang 270109 unsplash 1320x540 - Meditação para mães mais felizes - Última semana!
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Meditação para mães mais felizes – Última semana!

Ao longo das últimas duas semanas, partilhámos dicas para tornar a meditação um hábito. Tendo por base a teoria neurológica que defende que, em 21 dias, podemos tornar algo um hábito, demos dicas para a primeira e a segunda semana.

Nesta última semana, as dicas que partilhamos são pensadas para tornares a meditação uma parte do teu dia a dia, ajudando-te a descobrir mais sobre ti, a aumentar o autocontrolo e a possibilitar-te uma vida mais completa, com maior propósito.

Tens na meditação uma ferramenta gratuita e versátil para melhorares o teu dia a dia. 21 dias já estão, agora é manter o resto da vida!

Dica 15 – Aquece antes da meditação   

Alguns exercícios de aquecimento irão ajudar a aumentar a circulação, a diminuir o cansaço do dia a dia e a preparar o corpo para estar imóvel durante mais tempo. Podes escolher algumas posturas básicas do Yoga ou, se preferires, aquecer com uma caminhada.

Dica 16 – Controla a respiração

Respirar faz parte do processo de meditação. Uma respiração correta permite eliminar toxinas e energizar o corpo através do oxigénio. Antes de meditar, concentra-te alguns segundos na respiração, inspirando e expirando lentamente.

Dica 17 – Uma ajuda digital

Hoje em dia, existem aplicações para telemóvel e vídeos que te permitem passar para um próximo nível através da meditação guiada. O motivo pelo qual esta dica só é referida na terceira semana é simples: quando não temos prática na meditação, estar atento a uma voz e tentar cumprir tudo o que essa voz indica pode mostrar ser mais difícil do que parece. No entanto, na terceira semana de prática, já deverás ter construído uma base que te permita juntar apoio multimédia à tua meditação.

Dica 18 – Contabiliza os resultados…

Os benefícios da meditação são numerosos, mas nem sempre são óbvios. Para além da viagem de autoconhecimento e autocontrolo, a meditação proporciona-nos uma oportunidade para olhar para a vida de uma forma mais positiva, mesmo nos dias mais difíceis. Isto pode não ser assim tão evidente no teu dia a dia, mas se procurares com atenção, verás os benefícios de manter esta prática para a vida.

Dica 19 – … Mas não esperes magia!

A meditação não é uma ciência oculta nem faz magia. Não muda a nossa vida por completo; apenas a forma como encaramos os problemas. A meditação ajuda-te a trabalhar a tua personalidade, o teu bem-estar interior e os teus pensamentos, mas não irá mudar aquilo que seja imutável ou que tu, bem no fundo, não tenhas interesse em mudar.

Dica 20 – Kit de emergência

Em situações que te sintas a perder o controlo, podes usar o teu kit de emergência: só precisas de te afastar da situação que te está a causar desconforto e de 3 minutos. Trabalha a respiração e tenta limpar a mente de qualquer pensamento negativo. Funciona!

Dica 21 – Continuar

A meditação é uma ferramenta que podes levar ao longo de toda a tua vida. Não ocupa espaço, não requer investimento e podes usá-la literalmente em qualquer lugar. Continuar a meditar é a última dica deste desafio de 21 dias, para que o desafio se torne uma prática constante na tua vida!


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