lacie slezak 128106 unsplash 1320x540 - Cursos Online: Como Gerir Emprego, Filhos e Estudo
Carreira

Cursos Online: Como Gerir Emprego, Filhos e Estudo

Investir na formação é uma das melhores formas de atualizar o CV. Seja para mudar de carreira ou conseguir novas oportunidades, frequentar cursos e workshops permite-nos desenvolver novas competências ou consolidar e atualizar competências já adquiridas.

No entanto, filhos e trabalho nem sempre são compatíveis com os horários dos cursos disponibilizados pelas entidades de formação. Nos últimos anos, os cursos online têm vindo a ganhar adeptos. Este tipo de cursos permite que cada formando faça a sua gestão de horários, estudando quando mais lhe é conveniente (depois de deitar as crianças, por exemplo). Além disso, permite que cada aluno faça o percurso de estudo de acordo com o seu ritmo de aprendizagem.

Com um computador, ligação à Internet e algumas horas disponíveis (que podem ser geridas de acordo com os teus horários familiares e de trabalho), podes complementar os estudos, enriquecer o currículo e adquirir novas competências.

Temos 6 sugestões de plataformas que disponibilizam cursos online, gratuitos e pagos.

Em Inglês

Open Culture

Este é uma plataforma que visa promover a cultura de forma gratuita. Para além de cursos nas mais variadas áreas, podes encontrar ebooks e áudio-books para fazer download em formato iPad, Kindle ou ePub.

É totalmente gratuito e disponibiliza cursos no formato vídeo e áudio (palestra), com temas como Direito, Economia, Línguas, História, entre outros.

Coursera

Com opções gratuitas e pagas, esta plataforma não só disponibiliza cursos de longa duração, como Formação Académica avançada em parceria com Universidades e empresas. Enquanto os masters e certificações são pagos, existe uma grande oferta de conteúdos gratuitos que vão desde o Marketing, Finanças, Tecnologia, Línguas, entre outros.

LinkedIn Learning

Embora seja paga, a plataforma de aprendizagem do LinkedIn permite-te usufruir de um mês de experiência gratuito. Nesta plataforma, os cursos são direcionados para áreas práticas como Vendas, Atendimento ao Cliente e Projetos Scrum e são compostos por vídeos e casos práticos. No final, é disponibilizado um certificado.

Em Português

Udemy

Na Udemy, os formadores são responsáveis por criar e gerir os conteúdos do próprio curso. Assim, os níveis de qualidade dos cursos encontrados são muito distintos e nem sempre é fácil perceber se o curso vale a pena ou não. No entanto, a plataforma dá aos alunos a possibilidade de avaliar o formador e o curso, após a conclusão, pelo que te podes guiar pelos comentários de outros utilizadores para escolher o curso ideal.

Nesta plataforma encontras cursos nas mais variadas áreas, desde Marketing, Desenvolvimento Pessoal, Fotografia, Informática, entre outros. A maioria dos cursos é lecionado por formadores brasileiros, mas também já se encontram alguns formadores portugueses na plataforma.

Os cursos podem ser gratuitos ou pagos.

SkillsJovem

Uma plataforma portuguesa que proporciona um curso, dividido por módulos, especialmente focado no Desenvolvimento Pessoal para negócios. Os módulos englobam temáticas relacionadas com as soft skills.

Os conteúdos são disponibilizados no formato vídeo e testes e o certificado é pago.

LearnCafe

Com temáticas muito variadas, podes encontrar cursos de Finanças, Línguas, História, Música, entre outros. Os cursos são dados no formato vídeo, sendo também disponibilizados exercícios e um certificado final.

A plataforma é paga, mas podes usufruir do primeiro mês de forma gratuita.


Com estes recursos, podes dar uma nova cara ao teu currículo e investir no teu desenvolvimento. Durante esta semana, iremos lançar a Newsletter de Maio, com um eBook gratuito que te ensina a criar um currículo em apenas 30 minutos.

Inscreve-te aqui para receberes a Newsletter.