nong vang 577609 unsplash 1320x540 - Desafio de ano novo: como ler mais
Lifestyle

Desafio de ano novo: como ler mais

O início de um novo ano é, para muitas pessoas, o momento de criar novos objetivos. Há quem estabeleça grandes objetivos, finalmente atualizar o CV ou começar um negócio próprio, e há quem crie objetivos mais imediatos, como deixar de fumar, poupar todos os meses ou ler mais. A leitura é um exercício altamente benéfico a todos os níveis: exercita o cérebro, reduz os níveis de stress, aumenta a criatividade, promove o conhecimento… Mas o tempo não estica e nem sempre é fácil encontrar momentos, no dia-a-dia de uma mãe, que permitam desenvolver este hábito.

Muitas leitoras ávidas foram perdendo este hábito após a maternidade. O cansaço, a exaustão e a interminável lista de tarefas vão levando a melhor e o hábito de leitura vai sendo perdido. É muito frequente isto acontecer, por isso, e porque, como já referimos, é a repetição que cria o hábito, trazemos um desafio de ano novo: por as mães de Portugal de novo a ler!

Partilhamos contigo 5 dicas para começares 2019 a ler mais:

Leva sempre um livro contigo

É cada vez menos comum ver pessoas a ler nos consultórios, na fila do banco, no autocarro. Os smartphones e o acesso à Internet acabaram por ocupar estes tempos mortos que eram usados para ler. Habitua-te a levar sempre um livro contigo (as edições de bolso são pequenas e práticas de levar na mala) e deixa o smartphone no bolso.

Tecnologias: se não as podes vencer, junta-te a elas

Se achas que não tens espaço na mala para um livro, se não te dá jeito estar a folhear nos transportes ou se, simplesmente, preferes as novas tecnologias, podes sempre optar por livros em formato e-book. Hoje em dia, a maioria dos tablets possui um modo de leitura que simula na perfeição o livro físico, pelo que não é absolutamente necessário investir num leitor digital. É possível encontrar muitos e-books gratuitos em inglês e alguns em português, bem como uma vasta oferta de e-books a baixo preço na Amazon.

Cria um ritual

Depois de deitar os miúdos, faz um chá, escolhe uma música de fundo, leva o livro para a cama, para o sofá… Cria uma rotina, seja ela qual for. Isto vai ajudar o teu cérebro a perceber que é hora de abrandar e relaxar. E não é preciso passar horas a ler! Meia hora de leitura já é excelente!

Ler em família

Habituados à TV, aos computadores, às consolas e aos tablets, esquecemo-nos de que ler pode ser uma atividade em família. Com crianças em idade escolar, deves ajudá-las a escolher os livros mais indicados para a sua idade e, depois, reunir a família e aproveitar os momentos de leitura, cada um com o seu livro. Se os teus filhos ainda não sabem ler, escolhe um livro adequado à sua idade e cria momentos de leitura em conjunto, onde tu poderás ler a história e eles poderão comentar o enredo, as personagens e as ilustrações.

Motiva-te em grupo

Esquece os grupos de leitura dos filmes. Um grupo de leitura pode ser uma excelente forma de partilhar ideias, opiniões e de encontrar novos autores e livros para explorar. Participar num desafio/clube de leitura vai aproximar-te de pessoas com as mesmas dificuldades que tu e vai motivar-te a não desistir. É uma excelente forma de recuperar o hábito de leitura e, em muitos deles, não precisas sequer de sair de casa. São excelentes exemplos o Uma Dúzia de Livros, da Rita, o projeto Do Quarto para o Mundo, da Cláudia (que deu uma entrevista inspiradora ao Das Nove Às Cinco) e o grupo de Facebook da Mom Descomplicada.


Já te sentes motivada a cumprir esta resolução? Partilha connosco as tuas dicas e sugestões de leitura no Facebook e Instagram usando. o hashtag #mãesquelêem