62356841 1446875712119099 3122401753442549760 o 1320x540 - Catarina Louçada: o Foco no que é Essencial
Carreira

Catarina Louçada: o Foco no que é Essencial

A Catarina é uma força da natureza. Dez minutos de conversa com ela dão-nos vontade de agarrar o mundo pelos cabelos e ir à luta. A verdade é que é desta força que a Catarina faz a vida: ajuda outras mães a criarem negócios à medida da sua vida.

Para a Catarina, viver para trabalhar não faz sentido. E ela apercebeu-se disso logo depois do nascimento da primeira filha. Lançou-se sem rede e deu o salto para o que viria a ser uma das decisões mais acertadas da sua vida: ser dona do seu próprio tempo e criar o seu negócio.

Hoje, com 3 filhos e um bebé a caminho, depois de várias formações em coaching, vendas e Marketing, a Catarina gere a Focus, uma escola de negócio para quem quer sair do sítio. Com um acompanhamento muito próximo e personalizado, a Catarina dá dicas de estratégia e a motivação necessária para por as ideias (e os negócios estagnados) a mexer.

Recentemente, a Catarina pegou na experiência que acumulou nos últimos anos a dar acompanhamento a clientes da área do Marketing Multinível e escreveu um livro chamado Sucesso MLM, à venda na Fnac.

Colocámos algumas perguntas à Catarina e isto foi o que ela nos respondeu:

Antes do nascimento da tua primeira filha, tinhas uma carreira completamente diferente daquilo que fazes agora. Como ocorreu a mudança? Onde foste buscar força e recursos para mudar?

Não sei se foi bem uma força ou uma necessidade tal, que tinha mesmo de acontecer. Na verdade, sair de casa com a minha filha a dormir e regressar com ela a já a dormir não era uma opção.

Eu estava a criar uma carreira em advocacia e era óbvio que estava a semear aquilo que seria um futuro de ausência na vida dos meus filhos. Senti-me encostada entre a espada e a parede e ripostei.

Despedi-me no dia seguinte, sem ter nada em vista. Queria criar o meu negócio mas nem tinha experiência, nem nenhuma competência óbvia que pudesse rentabilizar.

Na altura, contactei os meus amigos a comunicar-lhes a minha decisão de criar um negócio e a oferecer os meus produtos e serviços. Foi tudo muito espontâneo porque precisava mesmo de conseguir. Tinha de dar certo e eu só tinha de descobrir como.

Como achas que tinha sido a tua vida se não tivesses decidido mudar radicalmente?

Honestamente? Miserável. Eu conseguia manter um desempenho competente mas não me iria sentir realizada. Ou seja, ia ser ótima a fazer uma coisa que me deprimia e violava os meus valores pessoais. Não teria tempo para a minha família, não teria tido tantos filhos (3, a caminho do 4º). Ou seja: teria um ótimo ordenado, um horário das 10h às 22h, uma empregada doméstica e férias 2 vezes por ano no estrangeiro. Parece bem? Nem por isso. Hoje tenho ainda maior qualidade de vida mas trabalho quando me é confortável, sempre cumprindo objetivos, claro.

Com 3 filhos, geres um negócio a partir de casa com o teu marido. Como organizas os teus dias? Como enfrentas a incerteza de não ter um ordenado fixo?

A incerteza só se mantém durante os primeiros 3 anos. Nessa altura, fazíamos as escolhas caso a caso. Primeiro a segurança e só depois os luxos. Poupávamos sempre 20% para uma altura em que precisássemos de investir ou cobrir falhas.

Hoje em dia, tudo flui e recebemos mais ou menos a mesma quantia, sempre crescendo um pouco. Passamos a ter um ordenado estável.

Em termos de horários também tudo evoluiu bem. No início, mal dormia. A sério. Muitas noites a trabalhar para poder estar com eles durante o máximo tempo possível. Houve uma altura em que sentia que vivia duas vidas no mesmo dia. A workaholic e a mãe a tempo inteiro. Foi complicado, mas compensou. Grandes memórias da bebezice deles. Com muitas tartes de areia e passeios nos jardins.

Hoje em dia, é tudo mais fácil. Foram 3 anos de esforço super intenso, 2 anos de mais ou menos e depois disso… conforto. Jantar fora, empregada doméstica, passeios e diversões.

Que conselhos deixas a uma mãe que queira mudar de vida?

Começa ontem!! Cada dia que dedicas a um projecto que não é teu, é mais um dia em que te afastas do que te é importante.

Se sabes o que queres e estás disposta a trabalhar por isso, começa hoje.


Podes acompanhar o trabalho da Catarina no seu Facebook e Instagram. Se te sentes preparada para viver a aventura da tua vida, vê aqui como a Catarina te pode ajudar a alcançar o sucesso!