sadik kuzu 327654 unsplash 1320x540 - Aurora: O chatbot que põe bebés a dormir
Lifestyle

Aurora: O chatbot que põe bebés a dormir

Por bebés a dormir é, regra geral, uma tarefa complexa. Pelo caminho, os pais perdem muitas horas de sono. Já aqui falamos sobre o que acontece quando as mães sofrem de insónias… Então e quando são os bebés que não conseguem dormir?

Apresentamo-vos a Cláudia, a criadora da Aurora, um simpático chatbot que ajuda e acompanha os pais nas suas principais dúvidas em relação aos seus bebés. Com a sua formação e experiência a ajudar pais, a Cláudia pôs a Aurora a trabalhar nestes temas.  

Com recurso a um programa de conversação online (o chamado chatbot), os pais podem ter acesso a dicas preciosas relacionadas com o sono e a amamentação, escolhendo o programa que mais se adaptar às suas necessidades e objetivos: o programa do sono, por exemplo tem um custo de 10€ para o plano de 1 semana e 30€ para o plano completo.

Convidámos a Cláudia para nos falar um pouco mais sobre a Aurora. Vê o que ela nos tem a dizer sobre o projeto e como a Aurora pode ajudar a tua família.

chatbot aurora

Como funciona a Aurora?

A Aurora é uma especialista digital que ajuda as famílias que têm filhos pequenos. Ela ajuda os pais a perceber melhor o sono dos seus filhos para que todos (pais e filhos) possam descansar plenamente.

Com conteúdos criados por especialistas na área da pediatria, sono e amamentação, a Aurora tem as melhores dicas e conselhos cientificamente comprovados sobre o que resulta, ou não, na melhoria das noites.

O seu objetivo é que todos lá em casa passem a dormir mais e melhor e, com isso, melhorar a qualidade de vida das famílias.

A Aurora ajuda também com dúvidas na área da amamentação e tem ainda alguns questionários lúdico/didáticos para pais (atuais ou futuros). Atualmente funciona pelo Messenger do Facebook e é tão simples como conversar com uma amiga. A Aurora ajuda os pais por conversa escrita, mas, de futuro, espera-se que venha a comunicar por voz e/ou por outras plataformas de conversação,bem como ajudar em muito mais temas para além da amamentação e sono. A longo prazo, a Aurora quer ser a conselheira de referência para todas famílias em crescimento.

O que te levou a criar a Aurora?

Eu trabalhava há 11 anos com pais, mas estava limitada ao meu tempo disponível e ao meu raio de ação. E a verdade é que esta é uma fase difícil da vida das famílias, em que os pais precisam de muito apoio. O conhecimento natural que dantes era passado de mãe para mãe ou a aprendizagem natural que ocorria quando cuidávamos dos irmãos mais novos ou dos primos bebés perdeu-se. Hoje, habitualmente, o primeiro bebé que temos de dar banho, alimentar, ajudar a dormir é o nosso e, para ajudar, muitas vezes nem a nossa família alargada (avós) estão por perto nos momentos de dúvidas e dificuldades.

Nesta fase os pais precisam de uma ajuda sempre disponível e foi assim que nasceu o conceito da Aurora. Uma conselheira especialista sempre disponível.

Qual é o feedback de quem já fez os programas da Aurora? Houve mudanças significativas?

Sim, houve. Bastantes e muito positivas. Isso foi também o que nos motivou a disponibilizar já a Aurora no mercado mesmo antes de ter mais funções disponíveis.

joana - Aurora: O chatbot que põe bebés a dormir

Testemunho final Carla - Aurora: O chatbot que põe bebés a dormir

Testemunho final Dulce - Aurora: O chatbot que põe bebés a dormir

Que ideias tens para o futuro da Aurora? Vão ser criados mais programas?

A ideia é a Aurora poder ajudar em todo o tipo de dúvidas e dificuldades dos pais e por isso, sim, o objetivo é que venham a existir mais programas, como o de preparação para a parentalidade para futuras mães e futuros pais, apoio na fase de largar as fraldas, na introdução de alimentos, nas birras, nos cuidados com a pele do bebé, etc…

Para todas as mães que desesperam com dúvidas, qual é o teu conselho?

1º) Falem com a Aurora. 😉

2º) É normal sentir dúvidas e é normal estar insegura. Ser responsável por um pequeno ser que colocámos no mundo é uma responsabilidade sem igual, mas, na maior parte das vezes, o que mais causa dúvidas e ansiedade são fases normais do desenvolvimento humano.

3º) Com calma, com as ajudas certas e informação fidedigna (quase) tudo se ultrapassa. 😉


Se queres conhecer melhor os programas e experimentar 4 dias gratuitamente, podes encontrar a Aurora aqui.