thought catalog 462302 unsplash 1320x540 - Atualizar o CV em minutos: Soft Skills
Carreira

Atualizar o CV em minutos: Soft Skills

Sabes quais são as tuas soft skills? São competências não técnicas que já possuis e te permitem atualizar o CV em minutos.

Um novo ano chega com novas decisões, resoluções e planos. Para quem quer mudar a sua vida profissional, esta mudança passa, muitas vezes, por adquirir novas competências ou renovar aquelas que já se adquiriu. Queremos atualizar o CV para o tornar mais atraente e destacarmo-nos dos outros candidatos. E quando pensamos nisso, pensamos frequentemente em cursos, workshops e formações e começamos a fazer contas… Contas ao dinheiro, contas ao tempo…

Se está nos teus planos atualizar o CV para mudar de carreira, tens de conhecer e saber valorizar as tuas competências para lá do plano técnico, comumente conhecidas como soft skills. Todos nós desenvolvemos estas competências ao longo da vida, quer através das experiências pelas quais passamos, quer por trabalharmos, deliberadamente, estas competências no nosso dia-a-dia.

O LinkedIn lançou, no dia 1 de janeiro, o relatório com as soft skills mais procuradas pelos gestores e recrutadores. Este relatório tem por base um inquérito real feito aos utilizadores da plataforma e reflete aquilo que as empresas, na generalidade, procuram em novos candidatos para além das competências técnicas na sua área de atuação.

Fica a conhecer as soft skills mais relevantes para 2019, segundo a pesquisa do LinkedIn:

Criatividade

Existe a ideia de que a criatividade é uma competência exclusiva das áreas de trabalho mais “artísticas”, mas esta é uma ideia totalmente errada. A criatividade pode ser crucial na resolução de problemas. Por isso, é uma competência cada vez mais valorizada. No entanto, se a vais usar para atualizar o CV, é importante que a consigas fundamentar com um exemplo de um projeto, implementação ou qualquer outra situação em que a tua criatividade tenha gerado uma mudança positiva.

Persuasão

Esta é uma competência especialmente importante para quem trabalha na área de vendas. Mas atenção: não confundas persuasão com insistência. Geralmente, quem tem poder de persuasão não precisa de repetir ideias até à exaustão; consegue, sim, convencer pela correta utilização dos argumentos.

Colaboração

O mundo do trabalho está cada vez mais globalizado. A internacionalização das empresas e o nomadismo digital faz com que seja muito comum ter de colaborar com colegas de outras nacionalidades. Assim, a colaboração passa também por saber aceitar e lidar com outros costumes, outras culturas e outras formas de ver o mundo. 

Adaptabilidade

Esta competência acaba por ser uma extensão da anterior. É importante ter abertura para novas realidades e que te saibas adaptar a diferentes contextos. No entanto, isto não quer dizer que devas fazer algo que te deixe desconfortável ou que vá contra aquilo em que acreditas.

Gestão do tempo

Embora devagar, as empresas (e os seus gestores) vão reconhecendo que o antigo paradigma de passar oito horas entre quatro paredes não significa que se obtenha resultados. Na verdade, empresas em todo o mundo começam a reduzir o horário semanal de trabalho para aumentar a produtividade. Uma boa gestão do tempo significa que conseguimos retirar o máximo de cada hora de trabalho, sem termos de prejudicar a nossa vida familiar e pessoal.


Todas nós possuímos algum grau destas soft skills, pelo que te permitem atualizar o CV em minutos ou podem mesmo ser determinantes no lançamento do teu próprio negócio. O truque é ser sempre verdadeira e comprovar as tuas soft skills com exemplos reais.

E agora conta-nos, quais são as tuas soft skils?