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Lifestyle

7 passos para uma alimentação incrível

O tema da Nutrição está, hoje em dia, muito em voga. Ouvimos falar muito de comer bem, vemos cada vez mais contas de Instagram de pratos bonitos e de lugares onde se come bem.

Vemos “influencers” a comer tostas de abacate com ovo escalfado, vemos panquecas sem glúten, bebidas vegetais em lattes… E nós, em casa, continuamos a nossa luta e ficamos frustradas a achar que nunca chegaremos a esse nível de comprometimento – e muitas de nós nem querem abdicar do galão e da torrada!

A verdade é que o açúcar causa dependência, como qualquer outra droga, e a questão da alimentação saudável vai muito além das tostas maravilhosas de abacate. A forma como nos últimos 40 anos a comida processada tomou lugar nas nossas casas, em detrimento de alimentos puros e naturais, é alarmante. A indústria alimentar tem uma responsabilidade forte na saúde de hoje em dia e arriscamos a dizer que deveria ser equiparada a uma indústria farmacêutica.

No entanto, a responsabilidade primaria é de cada um de nós, quando ingerimos produtos de onde não sabemos a origem e não também questionamos a sua qualidade. Por sabermos que não é fácil, deixamos-te agora algumas dicas de como ter uma alimentação incrível e ainda ficar com mais saúde, energia, e dinheiro na carteira!

1 – Aprende a ler os rótulos

Ler os rótulos é um passo importante na compreensão do que estamos a ingerir. Nos rótulos os ingredientes estão organizados por quantidade presente. Por exemplo, num pacote de bolachas seria algo como “Farinha de trigo, açúcar, água…”. Isto significa na grande maioria das vezes que o açúcar é o segundo componente mais presente. Para saberem um pouco mais sobre como ler rótulos, podem ler ESTE ARTIGO da NIT.

2- Organiza as refeições

Este é o primeiro passo e o que te trará mais mudanças. Planificar semanalmente o que vamos comer ajuda a: poupar tempo diário; poupar dinheiro; optimizar as refeições; fazer-nos refletir sobre o que vamos preparar e como; e garantir que temos os alimentos que necessitamos quando quisermos cozinhar.

3 – Compra apenas o necessário para as refeições que definiste

Quantas vezes vamos ao supermercado sem uma noção concreta do que vamos comprar, num “Deixa lá ver o que há”, e depois vimos de lá com alimentos que comemos sempre, sem variar muito, e com alguns extras que não deveríamos ter trazido. Faz uma lista e sê rigorosa!

4 – Se conseguires, opta pela compra online, com entrega em casa.

Desabituar do hábito de ir ao supermercado comprar e encomendar em casa, tem várias vantagens: compras apenas o necessário, há sempre promoções, entregam-te em casa e não tens a tentação de trazer aquele “pacotinho” de bolachas porque estavas com um ratinho no estômago de teres passado uma hora naquele espaço.

5- Segue contas de Instagram inspiradoras

Aquilo em que nos focamos, expandimos. Por isso, seguir contas inspiradoras vai dar-te mais vontade de cozinhar melhor e muitas delas têm as receitas e dicas de organização que te podem realmente ajudar. Vê por exemplo a conta da Healthy Bites ou da Mafalda Antunes.

6 – Evita comprar legumes e fruta no supermercado

Opta por encomendares cabazes Bio, que têm a vantagem de te entregarem em casa ou no trabalho, e obviamente, de serem biológicos, sem químicos para o teu organismo. Se começares a ir menos vezes ao supermercado comprar os frescos, irás perceber como poupas noutras coisas (por não comprares tantas coisas por impulso).

7 – Toma vitaminas e pró-bioticos

As vitaminas não devem ser levadas de ânimo leve. É importante que em primeiro lugar faças análises e verifiques os teus níveis de vitaminas e deficiências hormonais, mas é mesmo fundamental perceberes como estás. Depois é hora de escolheres bons suplementos alimentares, para garantires um bom aporte vitamínico  ao teu corpo. Irás verificar que os teus níveis de energia vão melhorar muito!


E tu? Que hábitos tens, para conseguires comer de forma saudável diariamente?